quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

O que é Cultura

Cultura significa cultivar, e vem do latim colere. Genericamente a cultura é todo aquele complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo homem não somente em família, como também por fazer parte de uma sociedade como membro dela que é.

Cada país tem a sua própria cultura, que é influenciada por vários fatores. A cultura brasileira é marcada pela boa disposição e alegria, e isso se reflete também na música, no caso do samba, que também faz parte da cultura brasileira. No caso da cultura portuguesa, o fado é o patrimônio musical mais famoso, que reflete uma característica do povo português: o saudosismo.

Cultura na língua latina, entre os romanos tinha o sentido de agricultura, que se referia ao cultivo da terra para a produção, e ainda hoje é conservado desta forma quando é referida a cultura do soja, a cultura do arroz etc.

Cultura também é definida em ciências sociais como um conjunto de ideias, comportamentos, símbolos e práticas sociais, aprendidos de geração em geração através da vida em sociedade. Seria a herança social da humanidade ou ainda de forma específica, uma determinada variante da herança social. Já em biologia a cultura é uma criação especial de organismos para fins determinados.

A principal característica da cultura é o mecanismo adaptativo que é a capacidade, que os indivíduos tem de responder ao meio de acordo com mudança de hábitos, mais até que possivelmente uma evolução biológica. A cultura é também um mecanismo cumulativo porque as modificações trazidas por uma geração passam à geração seguinte, onde vai se transformando perdendo e incorporando outros aspetos  procurando assim melhorar a vivência das novas gerações.

A cultura é um conceito que está sempre em desenvolvimento, pois com o passar do tempo ela é influenciada por novas maneiras de pensar inerentes ao desenvolvimento do ser humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CONHEÇA DETALHES DE CADA UMA DAS QUADRILHAS JUNINAS DO BRASIL, MAIOR ACERVO JUNINO DO MUNDO É SÓ AQUI NO BLOG COHAB DRILHA

SE SUA QUADRILHA AINDA NÃO ESTÁ NESTE BLOG ENVIE JÁ O SEU MATÉRIAL, PARA tiago-acesso@hotmail.com, COM OS SEGUINTES DADO: NOME, FUNDAÇÃO ATUAL DIRETORIA, CONTATOS, TÍTULOS, TÉMATICAS APRESENTADAS, ALGUMAS FOTOS, ESCUDOS OU SIMBOLOS,VIDEOS
(Obrigado).


SE VOCÊ QUE CRIAR SEU BLOG PARTICULAR,
AQUI NÓS FAZEMOS E DAMOS MANUTEÇÃO. CONTRÁTENOS PELO TELEFONE OU E-MAIL ABAIXO.
(087)8868-6222/9991-9711
tiago-acesso@hotmail.com